Dicas Receitas com Camomila: Chá, Receitas Caseiras

Conteúdo desse artigo

Chá de Camomila

O chá de camomila é um dos mais queridos entre os adoradores de chá graças ao seu gosto suave e suas folhas que proporcionam um efeito calmante. Além disso, ele também auxilia na cicatrização de feridas e inflamações, no tratamento de artrite, remove impurezas da pele e a rejuvenesce, e suas propriedades calmantes fazem com que ele diminui hiperatividade, cólicas menstruais e ajudem em problemas de indigestão. No mundo contemporâneo, em que o tempo é cada vez mais escasso, o chá de camomila ganha um espaço notório por ser um elemento ativo contra o estresse e servindo até para alguns tratamentos de beleza.

A regra geral para a ingestão de chás durante a gravidez é a moderação. Basicamente, qualquer chá tomado sem exagero não oferece nenhum risco. Enquanto alguns chás são menos recomendados por suas propriedades fortes, chás tradicionais, como o camomila e erva doce não apenas são permitidos, como são recomendados.

A propriedade calmante da camomila faz com que o chá controle a ansiedade na gravidez e até ajude nas dores mais leves e enjoos. A camomila é tão segura que até bebês podem tomar de seu chá. Esse tipo de chá, assim como outros tradicionais como erva doce, podem ser servidos sem problema. Porém, é recomendado que os chás servidos para o bebê sejam naturais, em substituição aos industrializados.

Beber líquido é muito importante em qualquer época da vida, e a maioria das pessoas já tem consciência disso. Durante a gravidez, entretanto, essa necessidade é ainda maior. O líquido aumenta a nutrição da criança, além de fazer com que o sangue e a placenta circulem melhor. O chá de camomila é um dos mais permitidos na lista para gravidez. Entre os chás, o preto é o que mais possui contra-indicação; ele não deve ser ingerido de forma alguma.

Além de ser uma ótima fonte de magnésio e cálcio, o chá de camomila também tem como um de seus principais atrativos durante a gravidez a facilidade para dormir que promove. Tome-o principalmente nos três primeiros meses da gravidez, quando o enjoo e mal estar são mais frequentes.

Como clarear o cabelo com Chá de Camomila?

Ter um cabelo dourado, com aspecto de fios de ouro, é o desejo de muitas mulheres. Sem menosprezar morenas e ruivas, muitos consideram as loiras mais atraentes. O cabelo claro gera um encantamento nas pessoas por não ser tão comum, principalmente no Brasil. Em outros países, como a situação é oposta: as morenas e negras reinam com seus cabelos escuros e suas peles lindas. Mas muitas mulheres deixam de lado a ideia de se tornarem loiras em consequência da agressividade do processo. Os agentes químicos utilizados para a mudança de tonalidade, principalmente quando o cabelo a ser clareado é muito escuro, são fortes e podem, até mesmo, provocar alergias e irritações em algumas pessoas. Estas reações podem ser tão violentas que chegam a causar erupções no couro capilar.

No caso de mulheres gestantes, químicos também são contra-indicados, pois podem causar danos à saude do bebê. Apesar desses fatores, é possível clarear os cabelos utilizando algo natural e fácil de encontrar em qualquer supermercado ou farmácia: a camomila. Além de não ser tóxica, a milagrosa plantinha é superbarata e tem outros usos que ajudam no stress do dia a dia. A ervinha é calmante, podendo ser ingerida na forma de chá. Como só não bastassem todos esses benefícios, adquirir a camomila para clarear os cabelos ajuda o meio ambiente, pois sua produção industrial agride bem menos o nosso planeta do que a fabricação de produtos químicos para tingimento do cabelo. É possível, até mesmo, ter um vasinho da planta em casa. Com tantos benefícios, por que não clarear o cabelo com camomila?

Ingredientes

  • Leave in
  • Água
  • Shampoo
  • Pó de camomila
  • Condicionador

Modo de Fazer

Compre camomila de boa qualidade ou plante em casa. Faça um chá da planta e coloque na geladeira para esfriar.

Aplique nos cabelos sujos, na parte da manhã, e se exponha ao sol por, pelo menos, 30 minutos. Após esse período de tempo, lave com água abundantemente para retirar todo o excesso do chá.

Passe um shampoo hidrantante e massageie o cabelo por alguns minutos. Repita a operação.

Aplique um condicionador propício ao seu tipo de cabelo. Deixei o produto agir e, em seguida, repita a operação.

Enxague o cabelo com bastante água para retirar todo o condicionador. Resíduos de produto estragarão o seu cabelo.

Seque os cabelos e aplique um leave in de qualidade. Repita a operação todos os dias, até obter o resultado desejado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *