Coalhada: Receitas e Dicas sobre Coalhada

Reading time: 3 minutes

Como coalhar o leite?

Há várias técnicas para e coalhar o leite. A primeira consiste em colocar o leite em um recipiente aberto e deixá-lo em repouso em algum lugar que não seja a geladeira (importante ressaltar que o pote onde está o leite não deve ser tampado), pois é o ar e os fungos que entrarem em contato com o líquido que farão com que ele coalhe dentre algumas horas.

Conforme a consistência do coalho de leite que a pessoa deseja é o tempo que ele deve ficar guardado. Para ficar praticamente uma massa bem firme o leite deve ficar destampado por mais de um dia. Porém tome cuidado para deixar o recipiente longe dos insetos como, por exemplo, as moscas. O ideal é cobrir o pote somente com um pano de louça bem fininho que permita a entrada do ar.

A segunda possibilidade é a de coalhar o leite usando o limão. Pegue a quantidade de leite que deseja, despeje em um recipiente e esprema algumas gotas de limão. Deixe o recipiente fora da geladeira para que o ácido e o calor possam coalhar o leite mais depressa. Neste processo será possível obter a coalhada de uma maneira mais eficiente com pelos 12 horas de um dia para o outro.

Por último, coalhe o leite usando vinagre, que possui a mesma acidez do limão e por isso ajuda a modificá-lo em pouco tempo. Neste caso usa-se leite integral. Pegue uma panela e despeje o leite levando ao fogo brando, mexa um pouco e depois acrescente meia xícara de vinagre branco e continue mexendo para que o leite não crie nata. Ferva todo o leite até que comece a coalhar, quando o líquido já estiver bem consistente desligue o fogo. Coloque a coalhada sobre um pano de louça limpo e tampe apertando para retirar todo o líquido. Após todo esse processo deve ser armazenado em um lugar arejado, mas não na geladeira.

Coalhada Seca

Ingredientes

  • 2 potes (de 170 g cada) de iogurte natural – tire da geladeira enquanto ferve o leite
  • 2 litros de leite integral (de garrafa ou saquinho, tipo A ou B)

Com estes ingredientes e esta receita você vai obter 500 ml de coalhada seca.

Modo de Preparo

Para começar, deite os dois litros de leite numa panela grande. Coloque o leite ao lume e deixe-o ferver. Fique de olho na panela para que o leite, ao ferver, não derrame. Quando começar a ferver pode desligar logo o lume.

De seguida deixe o leite arrefecer até que fique morno. Quando estiver morno, é tempo de adicionar o iogurte. O processo de arrefecimento do leite leva cerca de uma hora. Para saber identificar quando o leite está no ponto para adicionar o iogurte fica uma dica: coloque o dedo dentro do leite e conte até 10. Quando conseguir suportar a temperatura do leite até ao 10, está no ponto.

Agora já pode adicionar os dois potes de iogurte. Adicione o iogurte ao leite e misture com uma concha, mexendo bem e jogando de cima para o leite arejar. Repita o processo algumas vezes para misturar bem o iogurte com o leite. No final coloque uma tampa por cima da panela e enrole-a com uma toalha ou um cobertor para que o calor não se perca. De seguida deve deixar a mistura a repousar de 6 a 8 horas. Atenção pois neste período a panela não deve ser destapada.

Passado esse tempo, você terá na panela um iogurte natural.

De seguida, para obter a coalhada seca, pegue um escorredor e uma tigela funda. Deite o iogurte natural no escorredor e deixe o soro a escorrer para dentro da tigela. Coloque na geladeira e deixe-o lá de um dia para o outro, ou no mínimo durante 6 horas.

No final, passadas as 6 horas, está na altura de servir. Para servir, fica uma sugestão: deite algumas bolinhas de coalhana num prato previamente regado com azeite. Tempere com um pouco de sal e pimenta preta. Poderá também juntar óregãos, mangericão e azeitonas picadas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *