Como Cozinhar Beterraba?

Uma dieta equilibrada é muito importante para a saúde. Uma dieta rica deve conter verduras, frutas e legumes.

A beterraba é um legume rico em açúcares e recomendada para combater a anemia por conter muito ácido fólico e ferro. Ela pode ser consumida crua quando ralada na salada mas também é muito saborosa quando cozida.

Muitas pessoas não sabem como cozinhar beterrabas e acabam por não comê-las com tanta frequência. Contudo não há grande segredo para o cozimento da beterraba na pressão e é muito simples.

Na Panela de Pressão

Quer saber como cozinhar beterraba na pressão? Siga o passo a passo, veja como se faz e confira truques e dicas para o seu cozimento.

Comece por higienizar muito bem as beterrabas que você irá cozinhar. Lave-as com uma bucha só para alimentos e esfregue bem. Em seguida enxágue as beterrabas em água abundante.Depois de bem lavadas a melhor sugestão é cozinhá-las inteiras com 5 cm do talo e com a casca.Coloque água na panela de pressão que possa cobrir as beterrabas.Para que as beterrabas mantenham a sua cor vermelha intacta adicione duas colheres de sopa de vinagre na água.Deixe que as beterrabas cozinhem na pressão por aproximadamente 20 minutos.

Depois que as beterrabas estiverem cozidas você pode come-las da maneira que desejar: misturada a outros legumes como cenoura, vargem, chuchu, em uma maionese de legumes ou então sozinhas cortadas em cubinhos ou as rodelas.Não esqueça de tirar a casca da beterraba na hora de consumi-la. As beterrabas cortadas em rodelas combinam com azeite, cheiro verde e pimenta preta moída.Outra forma de cozinhar a beterraba na panela de pressão é cozinhá-la juntamente com o feijão. Esse modo de cozimento ajuda a economizar o gás além de deixar o feijão que foi cozido com o sabor da beterraba e com a cor vermelhinha dela.

Para cozinhar a beterraba com o feijão adicione o feijão na panela de pressão depois de lavado e coloque água e o número de beterrabas que pretende cozinhar. Deixe por aproximadamente 30 minutos. O empo de cozimento dependerá da qualidade do feijão. Se as beterrabas ficarem cozidas antes retire-as e depois torne a cozinhar o feijão até que ele fique no ponto. Depois é só temperar o feijão com alho, cebola e sal e fazer as beterrabas da maneira que desejar. Cozinhe suas beterrabas de forma simples e sem muitos segredos.

No Microondas

Cozinhar a beterraba nunca foi tão fácil com a ajuda do micro-ondas, porem antes de faze-lo siga algumas recomendações.

Caso não tenha em casa um saco próprio para cozer alimentos no micro-ondas (vende no mercado), poderá ser usado saquinhos de frutas e legumes do mercado, não esquecendo de fazer ao menos dois furos na parte de cima para a saída do vapor.

Feita a preparação é a hora de colocar as beterrabas para cozer, corte os talos e lave bem as beterrabas, coloque-as no saquinho, adicione sete colheres de água e feche-o, não esquecendo dos dois furos para a saída do vapor. Coloque o saquinho no micro-ondas por dez minutos em potencia alta, em alguns micro-ondas esse tempo de cozimento pode variar muito podendo ser elevado até treze minutos a mais do tempo habitual. Espete as beterrabas com um garfo para testar o cozimento, se achar necessário deixe por mais três minutos e assim sucessivamente.

Outro modo de cozer a beterraba no micro-ondas também muito simples é da seguinte forma, lave, descasque e corte em cubos as beterrabas e coloque-as em uma travessa própria para micro-ondas com água até cobrir a raiz por completo. Tampe o recipiente com uma tampa própria para micro-ondas e deixe cozer por oito minutos, sendo quatro minutos iniciais, vire as beterrabas e volte ao micro-ondas por mais quatro minutos, se necessário repita o processo ate as beterrabas atingirem o cozimento ideal.

Em hipótese alguma abra o saquinho após ter terminado o tempo de cozimento, deixe por alguns minutos dentro do forno para eliminar o vapor pelos furos na parte de cima antes de manusear o alimento. Para beterrabas que são cozidas inteiras coloque o tempo inicial de quatro a seis minutos em potência alta, as raízes devem estar sempre sem os talos.

Importante

Não esqueça dos furos na parte de cima do saquinho para a saída do vapor e jamais toque o alimento sem que o vapor tenha sido eliminado por completo, principalmente se conter água no preparo, a água quando é fervida no micro-ondas passa uma falsa impressão de estar em baixas temperaturas, mas ao entrar em contato com o ambiente externo pode causar queimaduras sérias.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *