Segundo histórias contadas, a coxinha de galinha teve sua origem por aqui nos tempos do império. O neto de D. Pedro II e a Imperatriz Tereza Cristina tinham dificuldades para se alimentar, e a única iguaria que nunca era negada eram coxas de galinha. As outras partes do frango eram distribuídas para os demais.
Certo dia, o cozimento do frango não ficou pronto para a hora da refeição. Temendo que o pequeno real se enfezasse, a cozinheira teve a ideia de preparar uma galinha, mas modelar no formato de várias coxinhas. Como a massa é rápida e prática, a receita foi um sucesso não só com o neto da Imperatriz, mas com todos da casa e redondezas. A receita fez tanto sucesso entre os nobres que foi solicitado que a cozinheira passasse os segredos para o Mestre da Cozinha Imperial.
Hoje a coxinha de galinha é facilmente encontrada em todos os tipos de festas, com variações e recheios diversos, mas a tradicional coxinha recheada com frango é imbatível e campeão de pedidos. Veja agora como fazer sua própria coxinha de galinha com essa prática receita.
Conteúdo desse artigo
Ingredientes
- Óleo para fritar
- 1/2 litro de caldo do cozimento do frango
- 1 kg de farinha de trigo (aproximadamente)
- 2 dentes de alho
- 1 litro de água
- 1 colher (sopa) de margarina
- 1 tomate picado
- 1 copo de requeijão
- Cebolinha picada a gosto
- Farinha de rosca
- 1 cebola picada
- 1 colher (chá) de sal
- Sal
- Pimenta do reino
- Água
- 1 peito de frango
- 1 cebola
- 2 colheres (sopa) óleo
- 2 caldos de galinha
- Sal, cebolinha e pimenta calabresa a gosto
- 1/2 litro de leite
Modo de Preparo
Recheio
Por cerca de 30 minutos coloque o peito de frango para cozinhar.
Neste meio tempo, pegue os ingredientes que servem para temperar o recheio (sal, pimenta calabresa e cebolinha) e bata no liquidificador.
Quando o frango estiver cozinhado, desfie em tirinhas e ponha o caldo em um recipiente separado (será usado em seguida).
Agora é o momento de temperar e dar cremosidade ao recheio. Refogue com óleo a cebola, depois acrescente o tomate e o frango desfiadinho. A água dos ingredientes irá aparecer, deixe secar. Para que fique apenas úmido.
Em seguida acrescente o requeijão e misture.
Massa
Em uma panela grande junte o caldo do cozimento da galinha (separado no preparo do recheio), o leite, a cebolinha e a margarina. Esse líquido precisará ser fervido. Logo em seguida ser acrescentado a farinha de trigo (aos poucos) e misturada rapidamente, para que não empelote e a massa fique macia.
Agora é o momento que necessitará mais habilidade, pois a farinha terá que ser acrescentada aos poucos, porém deverá misturar com rapidez para não perder o calor e a massa agregar.
Assim que o líquido se misturar com a farinha, essa massa precisa ser sovada, ainda quente em uma superfície (lisa, limpa e seca).
Com a massa sovada, já é possível montar as coxinhas. Pegue a quantidade desejada, abra a massa, recheie e finalize modelando até ficar no formato desejado. Repita o processo com o restante da massa e recheio.
Empanar
Em um recipiente coloque água e sal e em outro recipiente a farinha de rosca. Como em procedimento normal para empanar, passe na mistura de água, escorra um pouco, passe na farinha e já coloque para fritar em óleo quente.
Quando estiver dourado, retire com escumador e coloque em um prato forrado com papel toalha, para escorrer o óleo.
Dicas
Para fazer sempre as coxinhas do mesmo tamanho abra a massa com um rolo de macarrão e marque com um cortado culinário redondo ou a boca de um copo.
Coloque poucas quantidades para fritar. Contanto que lhe dê espaço para movimentá-las, sem que com isso as quebre.
No procedimento de adicionar a farinha na mistura líquida o ideal é ter uma pessoa para ajudar em uma das operações. Ou seja, uma põe a farinha e a outra mexe.
No procedimento de sovar a massa quente, verifique se consegue realizar o procedimento. Pois realmente para quem tem uma maior sensibilidade esta etapa pode ser dolorida.