Receita: Doce de Banana

O doce de banana é um doce muito tradicional, bem caseiro, muita gente se lembra da infância ou da época de juventude em que alguém na família preparava o doce de banana.

Há várias receitas diferentes, que não variam tanto entre si, destaca-se o sabor naquelas preparadas com a própria fruta (banana); Esta receita de doce de banana é muito rápida e fácil de fazer, ótima sobremesa para reuniões e almoços de família e também fica ótimo servido no café da tarde. Siga o modo de preparo:

Ingredientes

Para preparar o doce de banana são necessários os seguintes ingredientes:

  • Uma dúzia de bananas do tipo Prata (se for outro tipo, muito pequena, acrescente algumas bananas)
  • 500 ml de água potável
  • 550 g de açúcar refinado
  • Cravo da índia (a gosto)
  • Canela da china em pó (a gosto)

Modo de Preparo

Descasque as bananas guardando ao menos 2 cascas;

Lave bem as cascas;

Pique as bananas em pequenos pedacinhos ou rodelas finas.

Em uma panela coloque o açúcar, a água, a canela em pó e os cravos, mexa bem e leve ao fogo alto até que comece a ferver, neste momento abaixe o fogo ao mínimo e acrescente as bananas picadas, acrescente também as duas cascas (inteiras ou cortadas, isto fica a critério).

Deixe o doce cozinhando com a panela destampada, mexendo sempre que necessário, até que fique na consistência e cor desejadas, considerando estas quantidades o doce deve ficar em média 3 horas sobre o fogo.

Retire a panela do fogo, espere esfriar, despeje em uma outra travessa e leve à geladeira.

O doce de banana está pronto, sirva bem gelado!

Dicas

Ao servir, acrescente algumas rodelas de banana para decorar.

Também é possível utilizar o açúcar mascavo ao em vez do refinado (por ser mais saudável, principalmente recomendado aos diabéticos), neste caso não ficará tão doce e a cor um pouco mais escura, mas também fica delicioso!

Não descasque as bananas se não for realmente iniciar a receita, pois se deixadas sem casca por muito tempo começam a pretejar.
Não há problemas se as bananas estiverem um pouco

Se o doce estiver grudando muito no fundo da panela, adicione um pouco de água, aos poucos e mexendo bem.

Se o doce tiver formando muita espuma enquanto estiver fervendo, retire o excesso com uma colher. Este procedimento ajuda a evitar que o doce fique puxa-puxa.

A receita rende 20 porções

Leave a Reply