Receita: Doce de Leite

O doce de leite é um doce bastante característico nos países da América Latina. No Brasil existem muitas pessoas que quando estão sem trabalho procuram empregos alternativos, como por exemplo, fazem doces e salgados para fora para ganhar dinheiro. O doce de leite é um doce que muita gente gosta, e é muito fácil de se vender e também tem como vantagem o fato de ser muito fácil de se fazer.

Os acompanhamentos do doce de leite são variados, pois muitos tipos de fruto ficam bem, como por exemplo, o morango, o abacaxi, a amora, a ameixa, a goiabada, entre muitas outras. A sua história é muito interessante, pois este doce começou a aparecer na altura da produção de açúcar a partir da cana nos países da América Latina, pois foi descoberto que com o doce de leite podia-se fazer a preservação de muitos produtos orgânicos, como por exemplo o leite (tanto pode ser o de vaca como o de cabra).

Abaixo, você vai encontrar vários tipos de receitas de doces de leite. Confira!

Doce de leite tradicional

Ingredientes

  • 4 xícaras de chá de leite;
  • 2 xícaras de chá de açúcar;

Modo de Preparo

Primeiro deve colocar as 4 xícaras de chá de leite e as 2 xícaras de chá de açúcar numa panela e tem que levar ao fogo baixo, indo sempre mexendo até que o açúcar esteja todo dissolvido todo (este processo demora mais ou menos 10 minutos).

Mexendo sem parar, o leite não deve ferver, quando a mistura adquirir uma cor caramelo-claro, cor típica de doce de leite (caramelo), pode ser tirado do fogo. O processo poderá demorar cerca de 1 hora ou mais.

Quando tirar do fogo, deve deixar esfriar e de seguida deve passar o doce para uma tigela, guardando-a na geladeira, mas nunca mais de 10 dias no máximo.

Doce de Leite Condensado

Existe outra maneira de se fazer o doce de leite, que é tendo como base o leite condensado, que se pode comprar a lata em qualquer supermercado.

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 4 ovos

Modo de Preparo

Tem de se colocar a lata de leite condensado a ferver em banho-maria durante aproximadamente quatro horas e meia, e passado esse tempo, pode abrir a lata e tirar o creme que nesse momento deve ter a cor do caramelo, deixando esfriar durante um bocado de tempo. De seguida, deve-se juntar as gemas dos ovos e misturar muito bem, adicionando por fim adicionar as claras batidas em castelo.

Ambrosia (Doce de Leite Azedo)

A ambrosia é um doce tipicamente português, mas que caiu no gosto brasileiro. No dicionário ambrosia é considerada “comida deliciosa” e “alimentos dos deuses”. Ao contrário do que parece, essa receita é muito simples de ser preparada, fica pronta em menos de duas horas e rende o suficiente para sobremesa de quatro pessoas.

Ingredientes

  • 3 ovos
  • 1 xícara (chá) de água
  • 2 cravos-da-índia
  • 2 1/2 xícaras (chá) de açúcar
  • 500 ml de leite

Modo de Preparo

Para preparar essa receita você vai precisar de uma panela de tamanho médio. Coloque o açúcar e a água nessa panela e leve ao fogo em temperatura mediana. Quando a mistura levantar fervura conte mais dez minutos. O aspecto ficará como o de uma calda fina. Reserve.

Em uma vasilha coloque os ovos e bata usando um garfo até ficar bastante homogêneo. Adicione o leite e mexa novamente até formar um caldo único. Despeje essa mistura na panela com a calda, misture e leve ao fogo deixando cozinhar por meia hora. Use uma escumadeira ou uma peneira de alumínio para tirar os pedaços de ovos que não aderiam a mistura e ficaram por cima da panela. Coloque esses pedaços um em pote de vidro previamente esterilizado.

Adicione os cravos na panela e misture bem com a calda, deixe cozinhar por pelo menos dez minutos para o cravo transfira o sabor para a calda.

Passado o tempo de cozimento, desligue o fogo e coloque a calda no mesmo pote onde estão os pedaços de ovos. Depois de frio tampe o pote e mantenha-o em local arejado e seco.

Para esterilizar o pote é muito simples, você pode usar um pote no qual você já colocou outro tipo de conserva ou geléia. O primeiro passo é lavar bem o pote e a tampa, depois de limpo coloque uma panela com água suficiente para cobrir o pote. Deixe ele na água fervente por dez minutos. Você pode esperar a água esfriar para tirar o pote de dentro da panela ou usar uma pinça para isso. Vale lembrar que o pote de vidro quente não pode entrar em contato com superfície gelado, como uma pia de granito, pois o vidro pode tomar um choque térmico e estourar.

Não é recomendado usar um pote com tampa de ferro, pois a tampa enferruja com facilidade e pode contaminar o alimento. Também não utilize pote que anteriormente tinha um produto industrializado, como maionese e azeitona.

Você só deve colocar a ambrosia no vidro quando ele estiver totalmente frio e já esterilizado. Para secar, use um pano de prato limpo e branco.

Doce de Leite em Pó (Beijinho de Leite Ninho)

Beijinho é um docinho tradicional muito usado e apreciado, disputando com o brigadeiro a preferência nas festas infantis. É feito basicamente de leite condensado e coco ralado e possui algumas variações na forma de fazer. É conhecido também por outros nomes como branquinho e docinho de coco e tal qual o brigadeiro, conta com receitas variadas.

Algumas receitas são bem simples sem que precisem ir ao fogo e é uma delas que será ensinada aqui. Trata-se de beijinho com leite ninho, uma receita de fácil execução e basta seguir o passo a passo para que seja concluída com sucesso. Confira!

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de margarina para untar as mãos
  • cravo
  • forminhas de papel
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite Ninho (ou outra marca de leite em pó)
  • 200 g de coco ralado fresco
  • açúcar granulado

Modo de Preparo

Despeje a lata inteira de leite ninho da Nestlê em uma tigela, junte aos poucos o leite condensado, misturando bem. Vá acrescentando aos poucos o coco ralado, mexendo até obter uma mistura com uma consistência que seja possível enrolar e fazer as bolinhas.

Como esta receita não vai ao fogo é mais fácil, pois não é preciso esperar, como a maioria das receitas, até que esfrie. Portanto, logo após a obtenção da mistura dos ingredientes, os docinhos deverão ser enrolados. Passe um pouco de margarina nas mãos para que seja mais fácil enrolar os docinhos. Pegue uma porção da mistura com uma colher de sobremesa e enrole o docinho até obter uma bolinha uniforme.

Prepare um outra tigela com açúcar granulado e passe cada bolinha pronta nesse açúcar cobrindo o docinho uniformemente. Cuide para que ele fique coberto por completo com o açúcar. Dê o toque final colocando o docinho na forminha de papel e o cravo sobre o doce para enfeitar.

Disponha os doces já enrolados e devidamente colocados na forminha de papel sobre uma bandeja de papelão para que fiquem organizados e mais fácil na hora de transportá-los.

O beijinho de leite ninho Nestlê, por se tratar de um doce de fácil execução e muito gostoso é presença garantida em todas as festas. As crianças adoram e principalmente em festas infantis não pode faltar.

Dicas

  • O beijinho de leite ninho pode ser enfeitado com um confete de chocolate em vez de cravo
  • Outra opção para cobrir os docinhos seria uma mistura de coco ralado com açucar granulado
  • Use a margarina para untar as mãos na hora de enrolar os docinhos
  • Algumas gotas de baunilha podem ser adicionadas a receita

Beijinho de Panela

Beijinho é o tipo de coisa que não pode faltar em nenhuma festa, principalmente as de crianças. É impossível pensar em fazer uma festa sem esse docinho, até mesmo em reuniões em casa com amigos ou família, ele pode deixar tudo mais gostoso.

O beijinho pode ser encontrado pronto para enrolar em alguns supermercados, mas definitivamente o que é feito em casa fica muito mais gostoso, além de ser muito fácil e rápido de fazer. Esta receita rende até 40 beijinhos e leva, em média, 30 minutos para fazer. Divirta-se fazendo beijinho enquanto conversa com amigos ou mesmo ensinando seus filhos.

Ingredientes

  • 2 pacotes de coco ralado seco
  • 1 lata de leite condensado
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • 40 cravos

Modo de Preparo

Para fazer o beijinho, utilize uma panela antiaderente e utensílios de silicone ou madeira, assim evita-se o desgaste dos utensílios e obtém-se o máximo de aproveitamento dos ingredientes. Coloque a manteiga na panela e leve-a ao fogo baixo.

Espere derreter toda a manteiga e espalhe por todo o fundo da panela e laterais. Despeje todo o conteúdo da lata de leite condensado e mexa com a pá de silicone. Acrescente um pacote de coco ralado seco e misture bem. Utiliza-se um pacote de coco ralado para uma lata de leite condensado, porém se preferir acrescente mais a seu gosto.

Quando estiver desprendendo do fundo da panela, desligue o fogo e despeje todo o conteúdo em um prato grande untado com manteiga. Deixe esfriar.

Em outro prato, despeje mais coco ralado seco que será utilizado para cobrir os docinhos. Depois que a massa do doce já estiver fria, use uma colher de chá para separar a quantidade certa para enrolar. Tente separar sempre a mesma quantidade para que os docinhos fiquem todos do mesmo tamanho.

Antes de começar a enrolar os beijinhos, separe as forminhas em um prato grande e já as deixem prontas para colocar os docinhos. Unte suas mãos com uma pequena quantidade de manteiga para evitar que a massa grude e fique deformada.

Comece a enrolar o beijinho, passe no coco ralado até ficar coberto e coloque nas forminhas. Quando estiverem todos enroladinhos, finque um dente de cravo no meio para enfeitar. Os docinhos feitos no mesmo dia, podem ser congelados e guardados para uma próxima ocasião.

Para isso, envolva o prato em um plástico próprio para congelamento, identifique-o com uma etiqueta e coloque a data de quando está congelando. Os docinhos poderão permanecer congelados por até 3 meses. Para descongelar, apenas retire o pacote do congelador e deixe fechado em temperatura ambiente por 1 hora.

Beijinho Recheado

Ingredientes

  • 1 lata de leite condensado
  • 1 lata de leite em pó integral
  • 1/2 xícara de chá de leite de coco
  • 1 pacote de coco ralado
  • Morangos picados para rechear o beijinho
  • Açúcar refinado para enrolar os docinhos

Modo de preparo

em uma vasilha grande de plástico, vá misturando o leite condensado, o leite em pó, o leite de coco e o coco ralado, tendo o cuidado de procurar sempre uma massa homogênea, não muito molenga e que também não esfarele.

Quando a massa já estiver no ponto ideal, abra-a sobre uma superfície de mármore grande.

Coloque os morangos picados entre a massa e vá enrolando, passando em seguida no açúcar refinado.

Coloque os doces em forminhas e sirva em seguida.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *