Receita: Doce de Mamão

O Doce de Mamão é uma sobremesa tipicamente brasileira. Apreciado por muitas pessoas, o Doce de Mamão pode ser servido após o almoço ou o jantar.

Além do sabor doce, essa sobremesa caseira se destaca por estimular o trânsito intestinal, devido à presença do mamão – fruta digestiva e com efeito regulador do sistema digestivo.

O Doce de Mamão, no entanto, apresenta alta quantidade de açúcar e não deve ser consumidor por diabéticos ou por pessoas que seguem dietas de baixa caloria ou para emagrecimento. O Doce de Mamão apresenta cerca de 300 calorias a cada 100 g.

As pessoas que não sabem Como Fazer Doce de Mamão não imaginam como a receita é simples! Não é preciso nenhum conhecimento avançado em culinária para aprender Como Fazer Doce de Mamão, apenas dedicação e tempo, pois o preparo da receita precisa ser acompanhada pelo cozinheiro.

Doce de Mamão Verde em Pedaços

Ingredientes

  • 1 kg de mamão verde e fresco
  • 1 kg de açúcar
  • água
  • cravos a gosto
  • 1 colher de sobremesa de cal

Modo de Preparo

Corte os mamões em pedaços, no tamanho que preferir (não corte em pedaços muito pequenos, pois a fruta pode desfazer-se). Coloque os pedaços da fruta em uma panela, cobrindo-os totalmente com água.

Acrescente toda a medida de cal e deixe o preparado de molho, descansando por cerca de seis horas. Tampe a panela para que a água não evapore ou seja atacada por bactérias nocivas a saúde.

Depois dessas seis horas, jogue fora a água e o cal e lave bem os pedaços da fruta, com água filtrada. Lave os pedaços do mamão por, pelo menos, três vezes. Não deixe nenhum resíduo do cal na fruta. Reserve.

Faça a calda doce. Essa calda deve ser feita com água e açúcar. Leve ao fogo baixo esses dois ingredientes, mexendo até que o açúcar tome consistência de caramelo (calda de pudim).

Junte a calda, os pedaços do mamão, o resto do açúcar e um copo de água. Leve a mistura ao fogo baixo e deixe cozinhar. Acompanhe o processo de cozimento, adicionando água sempre que o preparado estiver seco e o mamão cru.

Esse processo pode levar de 3 a 5 horas e deve ser acompanhado pelo cozinheiro.

Assim que o mamão estiver cozido, retire o doce do fogo, acrescente a quantidade desejada de cravos e deixe esfriar. Só leve o Doce de Mamão ao refrigerador depois que ele estiver totalmente frio.

Doce de Mamão Verde Ralado

Ingredientes

  • 1 quilo de mamão verde
  • Canela em pau para decorar
  • 500 g de açúcar cristal
  • Lascas de coco para decorar
  • Cravo da Índia a gosto
  • Água mineral ou filtrada em abundância (para lavar o mamão)
  • 200g de coco ralado úmido
  • Queijo Minas para servir o doce (opcional)

Modo de Preparo

Higienize bem o mamão verde com água corrente e sabão (detergente) e só então retire cuidadosamente a sua casca por completo. Corte o mamão verde em tiras ou pedaços de tamanho mais ou menos igual e rale no ralador grosso.

Coloque o mamão verde já ralado em um recipiente grande e coloque água por cima. Deixe o mamão verde de molho nesta água por pelo menos 6 vezes, trocando a água periodicamente, a cada 3 ou 4 horas.

Após trocar a água do mamão pelo menos 6 vezes, lave-o bem em água filtrada e escorra com uma peneira. Se preferir, escorra o mamão verde em um pano de prato limpo e ao final do processo, torça o pano com o mamão dentro. Coloque o mamão em uma panela grande e preencha com água.

Deixe no fogo até que comece a ferver e aguarde mais 15 minutos no mínimo. Apague o fogo e retire toda a água. Acrescente mais água filtrada e repita o processo de fervura como feito inicialmente. Durante a segunda fervura, não retire toda a água.

Leve novamente o mamão ao fogo com pouco água e só então acrescente o açúcar e o coco ralado. Misture bem em fogo baixo até atingir o ponto de doce (com calda).

Desligue o fogo e acrescente a quantidade de cravo da Índia que considerar a mais adequada ao seu paladar. Deixe esfriar e só então guarde em um pote de vidro hermeticamente fechado. Ao servir, decore com canela em pau ou lascas de coco.

Se desejar, sirva com queijo Minas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *