Receitas de Geleia

Geleia de Frutas

Ingredientes

  • frutas de sua preferência (cerca de 450 gramas)
  • água
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • suco de meio limão
  • tacho de cobre ou panela grande de ferro
  • colher de pau
  • recipientes de vidro

Modo de Preparo

Prepare as Frutas e os Acessórios

Para preparar uma geléia de fruta com perfeição, estas frutas devem ser colhidas pouco tempo antes do preparo, pois é uma fruta que se deteriora muito rapidamente e começa a fermentar, deixando um gosto amargo na fruta, portanto tenha em mãos frutas frescas e colhidas a pouco tempo.

Escolhidas as frutas, lave-as em água corrente, se necessário duas vezes, para que todos os ciscos saim das frutas. O tacho também deve estar muito bem lavado, de preferência lave-o com vinagre ou limão, para tirar o zinabre que pode acumular.

Coloque no tacho de cobre as frutas com um pouco de água, suficiente para cobrir as frutas e deixe ferver.

Em seguida tire do fogo e passe o caldo na peneira, para separar das cascas, estas cascas podem ser aproveitadas para se fazer bolo ou outro alimento pois são ricas em vitaminas, porém não nos servirão mais.

Este caldo coado deverá voltar ao tacho, porém agora você deverã acrescentar o açúcar, a medida do açúcar deve ser exatamente a metade do caldo, para que não fique doce demais e passe do ponto, outra dica é utilizar o açúcar cristal e se quiser um pouco de suco de limão, para engrossar mais rapidamente, porém não deixe engrossar demais senão a geléia ficará dura, o ponto certo é quando você tira um pouco do caldo com uma colher e o pingo sai grosso, que quase não sai da colher.

Sua geléia está pronta, coloque em potes de vidro, pode ser potes usados de outras geléias ou até potes usados de maionese, mas devem ser de vidro e após esfriar coloque na geladeira e bom apetite.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *