Como fazer Pão de Queijo? Receita de Microondas e Tradicional

Reading time: 4 minutes

O Pão de Queijo é um alimento muito consumido em todo o Brasil, sua maneira de preparo varia muito, desde a forma convencional até a maneira feita no Microondas que não é tão comum assim.

Nesse artigo, você encontra diversas receitas de pão de queijo, confira!

Pão de Queijo de Microondas

Ingredientes

  • ¼ xícara de óleo
  • 200 gramas de polvilho doce
  • ½ xícara de chá de leite desnatado
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 ovo
  • 1 xícara de chá de queijo minas ralado

Modo de Preparo

Tendo tudo em mãos, agora somente resta o preparo deste “famoso” alimento.

Primeiro de tudo, pegue o polvilho e o despeje em uma tigela, não importando o formato, jogue o leite nessa tigela, pegue o óleo e o sal e misture dentro de uma jarrinha e o coloque no Microondas em cerca de 2 a 3 minutos, lembre-se, o recipiente deve ser de plástico para evitar acidentes na cozinha.

Depois jogue essa mistura em cima de todo o polvilho, lembre-se de mexer bem com uma colher, jogue o ovo e todo o queijo e misture bem até chegar em uma consistência ideal para o preparador.

Modele os pãezinhos, coloque-os em um tipo de forma de plástico e aqueça esses pãezinhos pro cerca de 4 minutos no Microondas,
Retire os pãezinhos, afaste-os se necessário e os coloque novamente, agora por cerca de 17 minutos.

Retire os pães de queijo, pegue um garfo e os espete para ver se chegou na consistência desejada, caso não, retorne para o Microondas de 30 em 30 segundos até que chegue no ponto ideal de Pão de Queijo;

Pão de Queijo Tradicional

O pão de queijo é um dos itens mais tradicionais da culinária mineira. Pelo seu sabor inconfundível e por ser muito fácil e rápido de se preparar, o pão de queijo também é apreciado em todas as regiões do Brasil por pessoa que desejam um lanche rápido e delicioso.

Você pode preparar um delicioso pão de queijo utilizando ingredientes simples que possivelmente já estão guardados em algum lugar de sua dispensa. Além disto, com a massa pronta você poderá preparar o pão de queijo no formato tradicional (em bolinhas) ou também o biscoito de queijo (em tirinhas) que é uma ótima opção para o café da manhã ou um lanche da tarde.

Para começar a preparar deliciosos pães de queijo em sua casa siga a receita abaixo.

Ingredientes

25 g de sal ou a gosto

300 g de polvilho azedo

30 g de margarina

440 g de queijo minas padrão

220 g de queijo parmesão

500 g de fécula de mandioca

550 ml de leite

5 ovos

110 ml de óleo

Modo de preparo

Em uma tigela grande misture a fécula de mandioca, o polvilho azedo e o sal até que fiquem bem misturados e deixe-os reservados.

Rale os queijos com o auxílio de um ralador destes de cozinha para que fiquem em pedaços pequenos e possam ser melhor misturados a massa de seu pão de queijo.

Em seguida coloque em uma panela a margarina e o óleo e deixe em fogo médio até ferver. Logo em seguida despeje o conteúdo da panela sobre a mistura com o polvilho que estava reservada bem devagar e vá misturando até que a massa esfrie (tome cuidado para não se queimar com o óleo quente).

Adicione os ovos e o leite e continue batendo a massa com as mãos para encorpar. Passe um pouco de óleo em suas mãos para evitar que a massa grude. Quando a mistura estiver bem homogênea adicione o queijo Minas e o parmesão e continue batendo até que os queijos fiquem bem misturados. Evite que muitos pedacinhos dos queijos fiquem acumulados em uma só parte da massa, pois poderá fazer com que alguns pães fiquem com um sabor muito forte de queijo e outros não tenham quase nenhum sabor.

Com a massa pronta, faça pequenas bolinhas com as mãos (ou tirinhas para fazer biscoitos de queijo) e coloque-as sobre uma assadeira.

Preaqueça um forno a uma temperatura média (180 graus) por cerca de 10 minutos e coloque os pães de queijo para assar por cerca de 20 minutos ou até que fiquem dourados por cima.

Por fim retire os pães de queijo com cuidado do forno e sirva-os acompanhados de um bom café ou uma bebida quente de sua preferência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *