Receita: Como fazer Pizza?

Reading time: 5 minutes

A pizza é um prato gastronômico que consiste numa base geralmente circular de pão, com molho de tomate e diversos tipos de recheios, normalmente à base de carnes fumadas, queijos, vegetais e até mesmo frutos.

Historicamente a pizza surgiu com os egípcios, que começaram o fabrico de pão usando farinha e água, no entanto existem historiadores que atribuem este feito aos gregos. Outros povos foram aperfeiçoando os métodos de cozedura do pão e foram acrescentando ingredientes. Foi apenas na época das cruzadas que esta prática chegou à Itália, imitando um prato apreciado pelos muçulmanos que consistia em pão com cebola e coberturas de carne. Foram os italianos que acrescentaram o molho de tomate que conhecemos hoje, no entanto a forma da pizza que se comia na altura era diferente da atual. Os italianos confeccionavam a pizza dobrada, em vez da forma circular característica da atualidade.

Sendo um prato com bastante sucesso a nível mundial, particularmente no Brasil, encontra-se associado a várias marcas de fast-food, no entanto pode ser confeccionado em casa, de uma forma relativamente rápida e com os ingredientes ao gosto de cada um.

Os possíveis recheios de uma pizza são praticamente infinitos, podendo-se usar diversas combinações de forma a obter a pizza perfeita. No entanto existem tipos de pizzas com ingredientes universalmente aceites.

Nesse artigo, vamos te ensinar a fazer pizza em casa de diversas maneiras. Para quem gosta de ir para a cozinha, temos o passo a passo da pizza desde a massa, para quem gosta de praticidade: temos uma receita com massa pronta que você vai adorar!

Aproveite!

Como rechear uma pizza?

Para começar a rechear a sua pizza espalhe a massa numa superfície plana e previamente polvilhada com farinha.

De seguida espalhe o molho de tomate de forma a obter uma fina camada sobre a base de massa. O molho de tomate pode ter diversos ingredientes e varia ao gosto de cada um, no entanto deve conter cebola, tomate, pimento vermelho, um pouco de vinho branco e especiarias.

Tendo a base pronta deve colocar os vários ingredientes, que devem no final ser cobertos com queijo de um só tipo ou de vários tipos, para apreciadores. Ficam aqui alguns tipos de combinações populares para a confecção de uma boa pizza:

  • Mozzarella: tomate, azeitonas pretas, orégano e queijo mozzarella.
  • Margherita: folhas de manjericão e queijo mozzarella .
  • Calabresa: tomate, azeitonas pretas, cebola e lingüiça calabresa
  • Portuguesa: tomate, calabresa, presunto, cebola, pimentão, ovos cozidos, azeitonas pretas e/ou verdes e queijo mozzarella;
  • Pepperoni: tomate, azeitonas pretas, rodelas de salame pepperoni e queijo mozzarella.
  • Toscana: tomate, azeitonas pretas, misturada com lingüiça (chouriço) toscana moída e queijo mozzarella.

No final é só levar ao forno e quando o tempo de cozedura estiver cumprido pode apreciar a sua pizza feita em casa.

Como fazer uma pizza de Massa Pronta?

Pizza caseira não significa que você precisa fazer toda a massa. Mesmo com as massas prontas e pré-assadas de supermercado é possível fazer pizzas caseiras deliciosas e personalizadas, além de muito mais baratas do que as de pizzaria.

Aqui vamos aprender a montar a calabresa tradicional, mas você pode criar outros sabores de acordo com a sua preferência.

Ingredientes

  • 2 Massas de pizza pronta;
  • Assadeira redonda própria para pizza;
  • 1 molho de tomate de sua preferência (tradicional, pizza ou manjericão caem muito bem, mas use a sua imaginação também);
  • Queijo mussarella ou outro de sua preferência;
  • Presunto ou apresuntado;
  • 4 linguiças calabresas cortadas em fatias não muito finas;
  • 1 cebola grande cortada em fatias finas (não escalde);
  • Azeite de oliva;
  • Azeitonas pretas (opcional);
  • Orégano

Modo de Preparo

Pré-aqueça o forno a 280°C. Nesse meio tempo, deixe a massa de pizza descansando fora da geladeira.

Coloque um fio de azeite na forma de pizza e espalhe bem com papel toalha. Isso garante que a massa fique crocante na medida certa.

Com uma concha, espalhe uma camada generosa de molho de tomate sobre a massa. Não esqueça de levar o molho até as bordas ou a pizza ficará seca.

Espalhe as fatias de queijo sobre o molho, de modo que elas se encaixem. Você pode cortar as fatias em pedaços menores para garantir uma boa cobertura ou usar o queijo ralado grosso, que é vendido nos supermercados por um preço mais barato.

Espalhe as fatias de presunto. Elas não precisam cobrir completamente o queijo.

Em seguida distribua a calabresa. Capriche em cobrir a pizza. Ninguém gosta de comer uma pizza calabresa com pouca calabresa.

Depois disso, espalhe as fatias de cebola sobre a linguiça.

Se quiser, acrescente as azeitonas.

Na hora de espalhar o orégano sobre a pizza, o importante é nunca simplesmente largar o tempero. Esfregue as folhas entre as suas mãos e vá distribuindo sobre a pizza. Isso libera o aroma do condimento e deixa sua pizza com uma cara mais profissional.

Se quiser, para acentuar o aroma do tempero, jogue um fio de azeite rapidamente sobre a pizza.

Leve a pizza ao forno entre média e baixa temperatura por 10 minutos sem abrir. Após isso, verifique o estado do queijo e da cebola. Se a cebola ainda estiver brilhante,está ácida e crua. Se o queijo não estiver todo derretido, o centro da pizza ainda está frio. Se for necessário, baixe a temperatura do forno ao mínimo até que o queijo derreta e a cebola cozinhe.

Pizza de Liquidificador

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 1/2 lata de milho verde escorrido
  • 1 colher de chá de açúcar
  • 200 g de mussarela ralada

Modo de Preparo

Coloque no liquidificador 1 ½ xícara de chá de leite, 2 ovos inteiros, 1 colher de sopa bem cheia de margarina, 1 colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de sal, 2 xícaras de chá de farinha de trigo e 1 colher de sopa de fermento em pó. Bata tudo até ficar uma massa homogênea. Coloque em uma forma para pizza untada com margarina e leve para o forno pré-aquecido por 25 minutos. Retire do forno e coloque 1 lata de molho de tomate.

Depois disso, basta adicionar o recheio de sua preferência e levar ao forno até o queijo derreter e gratinar!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *