Receitas de Polenta: Milharina, Fubá e muito mais

Polenta é um prato muito popular no Brasil e fácil de fazer quando se obedecem regras simples de execução.

De origem italiana, o prato tem como base a farinha de milho e é bastante versátil! Uma dica é deixar esfriar, cortar em palitos e fritar, servindo bem sequinha com frango a passarinho. Ninguém resiste.

Você também pode servir com molho a bolonhesa, à moda italiana, ou dividida ao meio, servida em camadas com recheio de sua preferência, pode ser requeijão e carne moída, ou couve e carne seca, a sua imaginação aqui é o limite.

Reúna a família, chame os amigos e aproveite para mostrar seus dotes culinários com esta receita básica e deliciosa de polenta. Para incrementar ainda mais, harmonize o seu prato com um bom vinho tinto. Depois, é só se preparar para os elogios!

Nesse artigo, nós disponibilizamos várias receitas de polenta. Confira abaixo!

Polenta de Fubá e caldo de galinha

Ingredientes

  • 5 xícaras (chá) de água
  • 2 tabletes de caldo galinha sem gordura
  • 2 xícaras (chá) de fubá

Modo de Preparo

Em uma panela, coloque 3 xícaras de chá de água e os tabletes de caldo de galinha. Deixe no fogo até ferver. A parte, junte o fubá e as 2 xícaras de água restantes. Mexa bem até dissolver e adicione ao conteúdo da panela. Continue mexendo sempre, até formar um creme de textura espessa.

Despeje este creme em forma adequada, poder ser uma cuscuzeira ou na legumeira da panela de pressão. Acrescente água na parte de baixo da cuscuzeira ou na legumeira da panela de pressão. Em seguida, tampe a panela e deixe cozinhar pelo tempo necessário.

Se for usar panela de pressão, conte 10 minutos de fervura, após pegar pressão.

Se for utilizar a cuscuzeira, conte 30 minutos após ferver a água.

Após este tempo, a polenta já está pronta para ser usada e você pode e deve usar a imaginação na hora de servir. A receita é democrática a aceita uma infinidade de combinações. O importante é que a base do prato seja bem realizada, com os ingredientes e quantidades precisas para um bom resultado.

 

Polenta de Flocos de Milho (Milharina)

A Milharina consiste em nada mais que uma farinha de flocos de milho pré-cozido, ingrediente utilizado no preparo de receitas populares como bolo de milho e polenta. Preparar uma polenta com Milharina é tão simples como qualquer outra polenta.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de farinha de flocos de milho pré-cozido (Milharina ou sua marca de preferência)
  • 4 xícaras de chá de água
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • Sal e pimenta do Reino a gosto
  • 1 tablete de caldo de galinha (opcional)

Modo de Preparo

Primeiramente, separe os ingredientes da receita já nas quantidades pedidas e deixe-os próximos de você. Isto facilitará e agilizará o preparo da polenta.

Adicione na panela a água. Acrescente o azeite, o sal, a pimenta e o tablete de caldo de galinha, se for utilizar. Deixe que os temperos se misturem a água.

Deixe a água sobre o fogo alto até que levante fervura.

Quando ferver, acrescente a farinha de milho Milharina toda de uma vez, mexendo no mesmo momento.

Cozinhe a mistura no fogo brando, sempre mexendo para não empelotar, por no mínimo 10 minutos, para que a farinha fique bem macia e cozida.

Quando a polenta adquirir uma consistência cremosa o suficiente para que você consiga ver o fundo da panela, desligue o fogo.

Para servir, você pode distribuir as porções individuais diretamente nos pratos onde serão consumidas ou despejar a polenta ainda bem quente em um refratário ou forma, deixando-a esfriar e firmar, para que seja cortada em pedaços.

Se preferir, sirva a polenta com molho de tomate, carne moída, frango com molho, entre outros acompanhamentos. Experimente também salpicar queijo parmesão ralado sobre a polenta.

Dicas e Avisos

Se seu objetivo é fritar a polenta, faça-a com horas de antecedência: a polenta frita exige ficar em geladeira para adquirir consistência bem firme.

Para uma polenta frita bem crocante, você pode passar os pedaços de polenta em fubá mimoso e fritar em imersão.

Polenta de Milho Verde

Desde os primórdios, o milho verde se faz presente na alimentação humana, e a lista de receitas que podem ser realizadas com ele é bastante extensa. A polenta de milho verde é uma iguaria preparada especialmente no sul do Brasil, onde a tradição italiana é muito forte. Além de ser uma comida bastante saborosa, a polenta de milho verde é muito nutritiva e fácil de se fazer.

Ingredientes

  • 1 1/2 copo de água
  • alho picado
  • 4 espigas de milho
  • sal a gosto
  • óleo

Modo de Preparo

Debulhe quatro espigas de milho e bata em um liquidificador juntamente com um copo de água por cerca de 4 minutos ou até formar uma pasta.

Logo após coe esta mistura e aqueça uma pitada de óleo em uma panela.

Logo após coe esta mistura e aqueça uma pitada de óleo em uma panela e coloque o alho picado para dourar. Despeje o conteúdo do liquidificador na panela e coloque uma pitada de sal.

Vá mexendo está mistura até que ela fique mais firme. Cerca de 7 minutos a polenta estará mais consistente, porém poderá ser adicionado um pouco de água se a preferencia for de uma polenta mais mole.

Depois da polenta estar mais consistente, deve-se continuar mexendo para que ela não empelote. Após este passo a receita estará pronta para ser servida.

A receita pode ser servida da forma em que está ou também pode ser colocada ao forno para dourar por 10 a 15 minutos, juntamente com pitadas de queijo ralado.

Polenta de Microondas

Os amantes da tradicional gastronomia italiana podem preparar de forma fácil uma polenta simples no microondas. Sem grandes segredos, a receita é uma mistura de farinha de milho, o popular fubá com manteiga, água e sal.

Para economizar tempo, mas sem perder na qualidade, o ideal é utilizar o microondas, porém sempre de olho no tempo de cozimento e pausas para mistura.

Veja abaixo os passos necessários para fazer uma polenta de microondas, e aproveite as sugestões de como servi-la.

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de farinha de milho (fubá)
  • 2 xícaras de chá de água fervente
  • 2 xícaras de chá de água fria
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • Sal a gosto
  • Molho de tomate
  • 300g de acompanhamento de sua preferência (carne moída, frango ou linguiças em rodelas)
  • Coentro ou salsinha a gosto
  • Queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

Misture a farinha de milho à água fria, mexendo para dissolver bem, até obter uma pasta homogênea. Reserve.

Ferva duas xícaras de água com sal.

Dissolva a manteiga na primeira mistura (de farinha e água), regando com a água fervente, até derreter e dissolver completamente.

Coloque a mistura em um recipiente próprio para microondas.

Leve a mistura ao microondas, em potência alta, por 15 minutos.

Durante o cozimento, será necessário parar o microondas pelo menos duas vezes, ao quinto e ao décimo minuto, para mexer a mistura. Esse passo é imprescindível para que sua polenta seja cozida de modo uniforme.

Com sua polenta pronta, chega a hora de pensar nos acompanhamentos. Para manter a receita simples, rápida e também barata (características desse tradicional prato), a dica é buscar acompanhamentos básicos, como o tradicional frango ou inovar com linguiças e até mesmo carne moída. Todos eles regados a um bom e básico molho de tomates ao sugo.

Para a finalização perfeita do prato, a recomendação é salpicar coentros picadinhos ou salsinha (a gosto) ou queijo ralado gratinado, lembrando que todas as massas vão super bem com saladas de folhas verdes fresquinhas.

 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *