Salgados Congelados: Como Fritar ou Assar?

O ideal seria sempre fazer o folhado em casa, rechear com os ingredientes favoritos da nossa família, ou com os mais saudáveis, e criar um aperitivo ou uma refeição agradável.

O grande problema é a falta de tempo no cotidiano. Assim sendo, são necessárias novas soluções de recurso e foi assim que surgiu a opção de confeccionar salgados congelados.

Como fritar salgados congelados?

Apesar da praticidade que comidas congeladas trazem à vida contemporânea, o ato de fritá-las de forma indevida pode estragar todo o seu sabor. Por isso, é importante saber como fritar salgados congelados corretamente. Aprenda como fritar salgados congelados em casa com sucesso.

Ingredientes

  • 1 dente de alho ou 1 palito de fósforo
  • Quanto baste de óleo
  • Salgados

Modo de Preparo

Um erro muito comum ao fritar alimentos congelados é imaginar que eles precisam ser descongelados antes do início do preparo. Isso não é verdade; pelo contrário, eles devem fritar ainda congelados.

Para começar, adicione óleo em uma panela de fundo médio ou grande. A quantidade de óleo vai variar de acordo com a quantidade que será frita e o tamanho de cada salgado. Em geral, deve ser adicionado óleo de forma que cubra todo o salgado e ainda fique um pouco de espaço de sobra; coloque a profundidade do salgado + 1 cm de óleo na panela. Leve a panela ao fogo e deixe esquentar. Para saber quando o óleo está pronto para o uso, existem dois caminhos: adicione 1 dente de alho ou 1 palito de fósforo dentro e deixe cozinhando. No caso do alho, o óleo estará no ponto quando ele flutuar, e no caso do fósforo, quando ele acender.

Antes de adicionar os salgados no óleo é necessário se certificar se ele é feito com massa branca ou massa avermelhada. No caso de massa branca é necessário tomar cuidado para que eles não dourem muito. Eles deverão fritar até descongelarem totalmente e dourarem levemente, ficando com uma fina camada crocante por fora, para conservar a maciez por dentro. No caso da massa branca ficar muito dourada, o seu interior provavelmente ficará muito ressecado. Já o caso de massa avermelhada permite que os salgados fiquem mais dourados sem problemas.

Coloque uma certa quantidade de salgados em uma espumadeira (também pode ser uma cesta especial para fritura) e insira-o, devagar, sobre o óleo quente. É importante não adicionar uma grande quantidade de salgados por vez, por se for adicionada uma quantidade maior do que a fritadeira comporta o óleo poderá esfriar rapidamente e os salgados se desmancharem.

Deixe os salgados fritando no óleo; quando começarem a flutuar, significa que estão quase prontos. Para se certificar, tire apenas um e prove um pedaço para confirmar se ele está pronto. Ele deve ficar com uma delicada camada crocante e macio por dentro.

Quando atingirem o ponto, retire do óleo e coloque todos os salgados sobre papel absorvente para retirar o excesso.

Como Assar Salgados Congelados?

Para cozinhar o seu salgado congelado, tenha em atenção, antes de tudo, o tempo que o folhado ficou fora da geladeira.

Se você comprar no supermercado o seu salgado, não o deixe descongelando ao calor. A massa perde as suas propriedades e em alguns casos, perde também a forma e se transforma em algo difícil de mudar de forma. A acrescentar a isso, é extremamente perigoso congelar, descongelar e voltar a congelar alimentos. O risco de causar problemas no trato digestivo é elevadíssimo, e muitas destas situações resultam em gasto-entrites e intoxicações alimentares.

Se a sua opção é a de utilizar salgadinhos congelados, tenha em atenção o transporte e acondicionamento dos mesmos após a compra.

Agora que tem os seus salgadinhos em casa, pode começar por aquecer o forno. Não aqueça o forno a uma temperatura superior a 190º. Lembre-se que um salgadinho em massa crua, feita em casa, é por si só já muito sensível e pode se queimar com facilidade. O mesmo se passa com salgadinhos congelados e a descongelar.

Leve o seu salgadinho ou salgadinhos ao forno aquecido em uma forma untada com manteiga e coberta com papel vegetal. Este papel vai evitar que a massa (independentemente do tipo de massa) fique grudada na forma.

Se a sua massa for folhada ou se o salgadinho for fechado e tiver no interior recheio mole, vá vigiando para se certificar de que não sobre demais, não sobre de menos ou não há qualquer risco de fuga do recheio.

Tenha só o cuidado de nunca retirar do forno os salgados antes de 10 minutos de terem assado. Retirar do forno os seus pratos de massa antes do tempo pode fazer com que estes “solados”.

Boas e fáceis sugestões para salgadinhos são os salgados de massa folhada, de massa tenra e salgados de massa de pão com a forma de mini pizzas.

Se for confeccionar estes salgados para uma festa, tenha em atenção a sua escolha no acto da compra. Existem muitas opções relativamente direccionadas para um publico em particular, como os salgados com formas de animais, bonecos, bolas e estrelinhas, dirigidos a crianças. Para os adultos, temos sempre uma opção mais “light” como os mini salgados que podem ser dispostos sobre a mesa e ser comidos com a ajuda de um palitinho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *