Receitas de Sushi: Uramaki, Vegetariano e Opções

O sushi é um prato de culinária que teve a sua origem no Japão. É feito tradicionalmente com arroz avinagrado e peixe cru, já que o objetivo original desta técnica era conservar o peixe.

O sushi mais tradicional usa principalmente o arroz com vinagre, temperado ainda com sal e açúcar. São usados diversos tipos de peixe, frutos do mar e também frutas e legumes. Geralmente é acompanhado de um molho bastante picante chamado wasabi, que deve ser servido ao gosto de cada pessoa.

No Brasil, o sushi tem bastante sucesso e além de ser comido em diversos restaurantes especializados também pode ser confecionado em casa de uma maneira bastante simples.

Nesse artigo, você vai aprender a fazer sushi, desde o passo a passo de como enrolar, até algumas receitas básicas.

Sushi

Como enrolar o sushi?

Para aprender a fazer sushi vai precisar de:

  • Uma esteira de bambu;
  • Arroz de sushi (deve ser preparado com antecedência)
  • Peixe (pode ser atum, salmão ou outro tipo de peixe)
  • Meia laranja;
  • Água;
  • Vinagre de arroz;
  • Uma faca;
  • Folha de alga nori.

Passo a Passo

Primeiro coloque a esteira numa superfície plana e bem limpa. De seguida deve colocar-se a folha de alga sobre a esteira, com a parte brilhante voltada para baixo.

Deve posteriormente umedecer os dedos com água e vinagre de arroz, e colocar o arroz que cozinhou previamente sobre a alga. O arroz deve ser espalhado até cobrir quase a totalidade da folha de alga, deixando apenas uma parte de alga livre, com aproximadamente 2,5 cm.

Ao colocar o arroz, deve ir apertando com a ponta dos dedos para criar uma camada uniforme e bem compacta.

Corte o peixe em finas fatias e os vegetais ou frutas também. Deve colocar uma fatia de peixe sobre o arroz, paralelo ao final da esteira. Pode acrescentar fatias de frutas ou vegetais ao seu gosto ou fazer o sushi apenas com peixe.

Comece a enrolar o sushi com ajuda da esteira de bambu. Faça devagar e ir sempre pressionando para garantir a consistência desejada.

Evite segurar a alga diretamente com as mãos, tente sempre segurar na esteira, para garantir que o rolo de sushi fique perfeito.

No final deste processo temos um rolo comprido de sushi que agora deve ser cortado em pequenos fatias, com o tamanho que mais preferir. Há um tamanho médio, mas pode-se variar dependendo do gosto pessoal.

Para cortar os pedaços de sushi, passe a faca pela meia laranja e depois cortar sem pressionar demais o rolo de sushi, evitando assim que este se deforme. Geralmente o sushi é servido em pedaços de 2 a 2,5 cm de largura.

Sushi Vegetariano

Como fazer o Sushi Uramaki?

O sushi uramaki, ou sushi invertido, como é popularmente conhecido, é um alimento derivado do sushi tradicional japonês. O prato original teve origem em um processo onde se adicionava vinagre para conservar o arroz e é recheado com frutos do mar, algas, peixes e legumes, normalmente enrolados em uma alga (é conhecido como makizushi).

O uramaki consiste basicamente nos mesmos ingredientes, porém, é enrolado ao contrário, de modo que o arroz fique por fora do sushi. Isso é feito utilizando-se uma esteira apropriada encapada com filme de plástico, para ajudar a evitar que o arroz grude muito na esteira.

Esse tipo de sushi pode ser combinado e servido juntamente com outros, criando-se pratos belos, o que é típico da culinária japonesa. É ideal para a criação de pratos bem trabalhados, além de muito apreciados, para conferir um toque de sofisticação e elegância ao seu jantar.

Ingredientes:

  • 500g de arroz japonês;
  • 4 xícaras de chá de água;
  • 75 ml de vinagre de arroz (10 colheres de sopa);
  • 25 ml de saquê (4 colheres de sopa);
  • 4 colheres de sopa de açúcar;
  • 4 colheres de sopa de sal;
  • 300 g de salmão;
  • 2 cenouras;
  • 1 pepino japonês em conserva;
  • Filme de plástico;
  • 6 folhas de alga nori;
  • Gergelim a gosto;

Acrescente a água em uma panela, junto com o arroz. Cozinhe-o bem, sem adicionar nenhum tempero, até que fique bem seco em macio, sem deixar queimar.

Em uma outra panela, acrescente o vinagre, o saquê, o sal e o açúcar. Esquente-os no fogo alto durante alguns minutos, sem deixar ferver, mexendo bem para que todos os ingredientes se dissolvam e se misturem.

Transfira o arroz ainda quente para um recipiente de plástico ou vidro e adicione o tempero, também ainda quente. Mexa com movimentos leves, de maneira a não deixar o arroz empapar muito.

Corte a cenoura e o pepino em tiras com altura semelhante à da alga nori. Caso fique maior, arrume, cortando um pedaço. Corte também em tiras o salmão.

Encape uma esteira de bambu para enrolar sushis com filme de plástico e abra a alga nori sobre ela. Cubra toda a alga com uma camada fina de arroz (muito arroz pode dificultar o processo de enrolar o sushi) e polvilhe gergelim por cima. Vire a alga, tomando cuidado para não deixar o arroz cair.

Coloque uma fatia de cenoura, uma de pepino e cubra com salmão uma das extremidades da alga. Com ajuda da esteira enrole o sushi, segurando-o firmemente e apertando, para não deixar que o rolo fique muito mole.

Com uma faca bem afiada corte os rolos de sushi, em 6 rolinhos com tamanhos semelhantes (cerca de 1,5 cm cada).

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *