Principais Dúvidas sobre Menstruação

Reading time: 5 minutes

O que é o ciclo menstrual?

O ciclo menstrual mensal é a série de alterações que corpo de uma mulher atravessa, em preparação para a possibilidade de gravidez.

Todos os meses, um dos ovários libera um óvulo, resultado de um processo chamado de ovulação. Ao mesmo tempo, as alterações hormonais preparam o útero para a gravidez.

Se a ovulação ocorre e o óvulo não for fertilizado, o revestimento do útero verte através da vagina. Este é um período menstrual.

O que é normal?

O ciclo menstrual, que é contado a partir do primeiro dia da menstruação, não é o mesmo para todas as mulheres. O fluxo menstrual pode ocorrer entre 21 a 35 dias e durar dois a sete dias. Nos primeiros anos após o início da menstruação, ciclos longos são comuns. No entanto, os ciclos menstruais tendem a diminuir e tornarem-se mais regulares com a idade.

O seu ciclo menstrual pode ser regular, aproximadamente a mesma duração cada mês, ou um pouco irregular e sua menstruação pode ser leve ou pesada, dolorosa ou sem dor, longa ou curta e mesmo assim ser considerada normal. Dentro de uma ampla gama, normal é o que sente que é normal para você.

A menstruação desregulada é “comum” nos primeiros meses em que a mulher inicia seu ciclo menstrual. A menstruação poderá vir certa ou não vir, e há casos em que aparece até duas vezes no mesmo mês.

Sangramentos.

Existe uma irregularidade chamada “escape” que, em determinados casos, pode indicar gravidez, principalmente ocorrendo entre dois a três dias depois de uma relação sexual (sem proteção). Se sua menstruação atrasar no período de quinze dias, havendo esse sangramento (do tipo borra) o ideal é fazer um exame de gravidez.

Entretanto, os sangramentos com o uso de anticoncepcional são comuns e não necessariamente indicam gravidez. Eles acontecem a qualquer momento do ciclo menstrual e não significam que o anticoncepcional é fraco, mas caso se repita continuamente, é necessário que se troque o anticoncepcional.

menstruacao

Como posso controlar o meu ciclo menstrual?

Para descobrir o que é normal para você, comece a manter um registo de seu ciclo menstrual. Comece seguindo a data de início todos os meses por vários meses seguidos, para identificar a regularidade de suas menstruações. Se você está tendo problemas ou você está preocupada com o tempo de fluxo ou desconforto de suas menstruações, também anote o seguinte a cada mês:

Data de término: Quanto tempo dura a menstruação tipicamente? É mais ou menos longo do que o habitual?

Fluxo: Anote a quantidade de seu fluxo. Será que ela parece mais leve ou mais pesado do que o normal? Quantas vezes você precisa de usar novo absorvente?

Dor: Descreva qualquer dor associada com a menstruação. A dor é pior do que o habitual?

Caso existam dúvidas ou acha que podem existir problemas consulte o seu ginecologista.

Menstruação Atrasada

Atrasos menstruais não indicam gravidez, porém, se o período for extenso (quinze dias ou mais) é indicio de que algo está acontecendo. O ideal é fazer um exame de gravidez (no caso de uma suspeita) e procurar um ginecologista, independente do resultado (negativo ou não), pois, se positivo, terá de fazer o pré-natal e, caso não seja, deverá saber o motivo do atraso de sua menstruação.

Atrasos menstruais também ocorrem por alteração hormonal, doença emocional e física. Procure uma orientação médica (ginecologista) para se certificar do motivo do atraso.

Infecções.

As infecções urinárias ou não (assim como os antibióticos) interferem no ciclo menstrual causando um possível atraso.

Anticoncepcional

As pílulas anticoncepcionais reduzem a quantidade do fluxo menstrual e duração, alterando o aspecto do sangramento menstrual e também da secreção.

O surgimento de espinhas no rosto pode ser decorrente das pílulas e pode indicar que o anticoncepcional em questão não esteja de acordo com o seu organismo. Procure por seu médico e peça para que ele indique o melhor anticoncepcional a você.

Cólicas Menstruais

Algumas mulheres sempre tiveram cólicas menstruais antes e durante o ciclo. Neste caso, as dores são consideradas normais, pois desde a primeira menstruação isso ocorre. Porém existe tratamento para amenizar essas dores.
Outras entretanto, começaram a ter cólicas após terem filhos e, neste caso isso, não é considerado normal, pois pode indicar uma endometriose (que são as dores causadas durante e depois da menstruação). O ideal é procurar um ginecologista.

Menstruação: Idade

Geralmente a menstruação acontece entre 14 e 15 anos. Mas se você já está com seu corpo formado e a menstruação ainda não apareceu, pode estar acontecendo algo no seu organismo. Procure fazer uma avaliação médica.

Menstruação Fraca

Você pode considerar que a sua está menstruação fraca quando começar a ocorrer freqüentes alterações no ciclo menstrual, ou seja, começar a vir em dias irregulares e aos poucos. A quantidade de sangue presente no fluxo também pode estar relacionada à tireóide, que além do aumento do peso ou emagrecimento repentino, também pode contribuir para tornar a menstruação irregular.

Uma dica para regular o ciclo menstrual e não ter uma menstruação fraca é investir em uma alimentação saudável com pouca gordura, consumindo mais vitaminas. É preciso estar atenta ás alterações da menstruação, pois em alguns casos isto pode evoluir para doenças bem graves como, por exemplo, a dismenorreia que causa uma cólica insuportável, sendo primária quando o clico da menstruação é interrompido mesmo quando a mulher não está grávida ou em período de menopausa.
Casos mais sérios podem ocorrer, como o desenvolvimento de tumores benignos ou malignos no útero, formados pelo tecido muscular e conjuntivo. O não tratamento deste tumor por um acompanhamento médico pode causar pode causar a retirado útero.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *