Terçol: O que é e como tratar

O terçol tem a aparência vermelha e dolorosa localizada na base do cílio ou sob o/e no interior da pálpebra. O termo médico para o terçol é hordéolo.

O terçol é resultado de uma infecção das glândulas sebáceas da pálpebra (glândulas Meibomius) que ajudam a lubrificar o globo ocular. A infecção ocorre quando estas glândulas tornam-se obstruídas. O terçol também pode surgir a partir de um folículo piloso infectado na base de um cílio. A bactéria estafilococos aureus, que é encontrada frequentemente na pele é responsável por 90% -95% dos casos de terçol. O terçol pode se desenvolver como uma complicação da inflamação difusa da pálpebra, também conhecida como blefarite.

Hordéolo externo é o termo usado para se referir a um terçol que se desenvolve na base de um cílio envolvendo um folículo piloso da pálpebra, enquanto que o termo hordéolo interno refere-se a um terçol que surge devido a uma glândula sebácea inflamada sob a pálpebra.

O terçol é por vezes confundido com um calázio, que é um cisto ou um tipo específico de cicatriz (devido à inflamação crônica) decorrentes nas glândulas sebáceas da pálpebra. Em contraste com um terçol, um calázio geralmente não apresenta dor.

Os primeiros sinais e sintomas de um terçol geralmente é a vermelhidão intensa, sensibilidade e dor na área afetada. O olho pode ficar irritado, como se estivesse sendo arranhado, mais tarde, os sinais e sintomas podem ser desconforto, inchaço, dificuldade para piscar os olhos e sensibilidade a qualquer tipo de luminosidade. Um sinal comum do terçol é um pequeno ponto amarelado, que representa o pus saindo a superfície dos olhos.

Terçol: como tratar

Você vai precisar de:

  • Panela
  • Algodão
  • 1 xícara de água
  • 1 sachê de chá de camomila
  • Algodão

O tratamento do terçol ou hordéolo é simples, e deve ser feito por 15 dias sem interrupção, caso o terçol não ceder procure um médico imediatamente.

Em uma panela ferva 1 xícara de água. Coloque o sachê de chá de camomila em uma xícara e em seguida a água quente. Deixe o chá amornar durante 10 minutos.

Lave bem as mãos e após os 10 minutos, molhe o algodão no chá de camomila, coloque sobre o olho afetado pelo terçol, deixe a compressa até que o algodão esfrie, quando esfriar molhe novamente no chá e coloque sobre o olho. Repita esse processo por pelo menos 10 minutos.

Terçol Interno: como tratar

Você vai precisar de:

  • Gaze
  • Água morna e fria
  • Algodão
  • Soro fisiológico

Higienize com soro fisiológico regularmente os olhos e a pele ao redor. No decorrer do dia, não leve a mão à região, para evitar a proliferação de bactérias e a piora do quadro de inflamação.

Faça compressas no local infectado, utilizando gaze ou algodão umedecido em água morna. Este processo deve ser feito por 15 minutos, até quatro vezes ao dia. O calor ajuda a dilatar as glândulas, expelir o pus e curar o terçol interno.

Quadros de inchaço causados pelo terçol interno podem ser diminuídos com compressas de água fria. Molhe uma gaze ou algodão em água gelada e deixe na área inchada de 8 a 10 minutos.

Informações Importantes

Caso o terçol estoure, limpe bem a área com soro fisiológico, para eliminar secreções e prevenir novas infecções no olho.

Não tente espremer ou furar o terçol, o que pode aumentar o nível de inflamação da área e demandar tratamento com corticoides e antibióticos.

Não use lentes de contato enquanto estiver com terçol, muito menos maquiagens nos olhos, para não agravar a inflamação e contaminar os produtos.

Evite novos quadros de terçol limpando regularmente a região dos olhos. Não passe as mãos nos olhos com frequência e não divida itens de maquiagem.

Se o terçol persistir por mais de uma semana, mesmo com a realização de compressas e correta higienização, procure um oftalmologista.

Somente faça uso de medicamentos, como colírios e pomadas, sob a orientação de um médico. Utilizar medicamentos sem prescrição pode prejudicar ainda mais a saúde dos olhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *