Como Escanear/Digitalizar Documentos?

A principal razão para escanear um documento para PDF é o fato de este ser um tipo de arquivo protegido. Esses arquivos podem conter imagens ou texto, podendo ser partilhados mas não editados por qualquer pessoa. E, quando se tratam de arquivos importantes que é necessário partilhar com outras pessoas, esta é a melhor forma de garantir que eles não são alterados sem sua permissão. Para quem vai receber o arquivo, o único requisito é ter um visualizador, que normalmente é gratuito. Assim, se necessita de entregar documentos importantes, saiba como passá-los para PDF.

Passo a Passo

Para começar, abra a aplicação que utiliza normalmente para escanear documentos. Normalmente, a aplicação fornece vários tipos de opções, para garantir um melhor resultado final. As possibilidades de escaneamento, na maioria dos casos, são: escaneamento de imagens, escaneamento de texto como imagem ou escaneamento texto para posterior edição (normalmente conhecido como reconhecimento de texto).

Depois de escolher a opção de escaneamento que melhor se adéqua ao documento que pretende escanear, deve também escolher o grau de definição do resultado final. O grau de definição irá interferir diretamente no tamanho final do arquivo. Existem vários tipos de resolução, sendo a mais comum a de 300dpi. Isto pois esta resolução é a que melhor relaciona a qualidade do arquivo com o seu tamanho.

O passo seguinte é selecionar a opção de escaneamento. Alguns programas permitem uma pré-visualização do documento. A opção de pré-visualização permite fazer um escaneamento rápido do arquivo e ter uma ideia de como será o resultado final. Aqui você pode, geralmente, fazer pequenas edições, como cortar partes desnecessárias do documento. Se escolher a opção de pré-visualização em vez da opção de escanear diretamente, deve nesta fase escolher a opção de escanear. Assim que o escâner terminara sua operação, surgirá uma janela em que lhe será pedido um nome e um formato para o documento final. Preencha o campo do nome e, logo abaixo, encontrará o campo referente ao tipo de documento. Aqui deve clicar na seta à direita. Surgirá de seguida um menu com várias opções. Procure na lista o formato ‘.pdf’. De seguida selecione a opção de guardar. Desta forma acabou de criar um documento escaneado em PDF.

Alguns programas de escaneamento, ao ser selecionado o formato PDF, irão questionar o utilizador se o documento é composto por uma única página (a que acabou de escanear) ou se pretende adicionar mais páginas. Se pretender escanear um documento para um arquivo PDF, clique na opção ‘não’. Desta forma estará a dizer ao programa que não pretende adicionar mais páginas. Caso contrário, se pretender adicionar mais páginas, escolha a opção ‘sim’. Assim o programa pedirá para fazer o escaneamento do documento seguinte, criando um PDF final com múltiplas páginas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *