Roteador: Dicas de Instalação, Recuperar Senha e Mais

Reading time: 6 minutes

O roteador é um dispositivo que serve para criar redes e também dividir o acesso a internet entre vários computadores dentro de um determinado ambiente. O uso de um roteador pode facilitar a vida de quem possui mais de um computador em casa, pois através da rede é possível transferir arquivos de uma máquina para a outra sem a necessidade de se inserir os arquivos em um pendrive e copiá-los no outro computador.

Instalar um roteador em sua casa pode ser muito simples, alguns sistemas operacionais como o Windows 7 reconhecem quando o dispositivo é conectado ao computador e o configuram automaticamente. Assim em apenas alguns segundos você já poderá transferir arquivos entre os computadores de sua casa ou ambiente de trabalho com muito mais rapidez e segurança.

Como Instalar um Roteador?

A conexão através do roteador é feita em conjunto com o modem que você utiliza para acessar a internet. Primeiramente você deve instalar o modem em seu computador, para isto conecte o cabo que vem da linha de telefone na entrada correspondente no painel traseiro do seu modem, em seguida encaixe o cabo RJ45 (cabo de rede) no modem e conecte-o na entrada LAN do seu roteador. Ligue o cabo de energia no modem.

Agora você deve plugar uma ponta do cabo de rede na saída LAN de cada um dos computadores que serão conectados ao roteador. A outra ponta do cabo deve ser plugada nas portas do painel traseiro do roteador. Alguns roteadores possuem de 4 a 8 portas, o que lhe permite conectar a quantidade de computadores correspondente a quantidade de portas disponíveis no mesmo.

Logo que todos os cabos estiverem conectados você precisará instalar os programas do roteador em seu computador. Para isso insira o CD de instalação que acompanha o seu roteador no computador e siga os passos para a instalação de acordo com o manual de instruções do fabricante.

Em computadores que utilizam o Windows 7 será exibida uma mensagem perguntando qual o tipo de rede que você deseja criar, selecione “rede doméstica” e anote a senha que será informada pelo assistente de configuração de rede, pois ela poderá ser solicitada quando você for inserir um novo computador na rede.

Depois de executar todas estas ações basta ligar os computadores e pronto, seu roteador já estará instalado e com a rede em pleno funcionamento.

Como limitar a banda do roteador?

Abra o Internet Explorer ou qualquer outro navegador, vá a barra de endereços e digite o endereço IP correspondente para acessar a interface de configuração de seu roteador. Obs: – Pode ocorrer o caso de algum navegador não exibir a página de login para acessar o roteador. Caso isso ocorra, utilize outro navegador. – Cada modelo de roteador possui um endereço de IP correspondente para acessar sua interface de configuração, que varia de acordo com o fabricante.

Entre com o login e a senha de acesso.

Localize no menu a esquerda, a opção “QoS” ou algum nome parecido, que identifique-o. Acesse essa opção.

Na tela que abrirá, você poderá digitar o endereço de IP correspondente ao computador que deseja especificar uma quantidade de banda e digitar qual é essa quantia. Após isso basta salvar as configurações e está tudo pronto. A figura ao lado é um exemplo, tratando-se de um roteador wireless da Intelbras.

Como Recuperar a Senha do Roteador?

Em primeiro lugar comece ligando o aparelho roteador e também o computador, o qual ele está conectado. Em seguida localize o botão ”Reset”, do aparelho de conexão e pressione firmemente por aproximadamente cinco segundos. Ao fazer isso o roteador será religado e a sua senha será resgatada.

Caso isso não funcione, dependendo a marca da ferramenta será necessário realizar outras configurações. Neste caso, abra o menu ”Iniciar” do seu pc e clique com o botão esquerdo do ícone do navegador. Ao abrir a página, insira na barra de endereço o IP do roteador.

Feito isso, irá se abrir uma nova página solicitando o login e a senha da sua rede de conexão wireless. No campo de usuário digite o nome escolhido, e no lugar da senha coloque o código do roteador, que normalmente está escrito na parte de baixo do aparelho. Toda a ferramenta possui esta informação. Depois pressione ”Entrar”.

Ao fazer isso você será levado a outra janela de configurações da rede. Na seqüência vá até a página que indica ”Configuração de conta”, fazendo isso você terá a sua disposição o seu login e a senha que foi perdida.

Para não esquecer mais a senha e não por a sua rede wireless em perigo, o ideal é criar outro código de segurança, que você possa lembrar com facilidade e que ao mesmo tempo consiga proteger a conexão.

Portanto vá até a aba ”Tools”, depois em ”Admin” e por fim clique em ”Senha”. Neste lugar digite uma palavra ou uma seqüência de número com pelo menos oito caracteres. Para fazer a confirmação, basta pressionar a opção ”Apply”.

Para finalizar é só apertar ”Ok” e fechar a página, para testar se as suas novas configurações estão funcionando, entre novamente na página com os seus dados que foram reformulados.

Como Rotear um Roteador?

Os dois tipos de roteadores mais conhecidos são aqueles que transmitem unicamente por cabo e os que transmitem pela antena wirelles. Vou utilizar como exemplo, um roteador da marca D-linkG – Ebr-2310, mais todos os modelos de roteadores seguem o mesmo padrão de configuração.

Para começar a configurar o seu roteador abra uma página do seu navegador de internet e no mesmo local aonde digitamos o endereço de um site, digite o número do gateway 10.1.1.1, feito isso aperte a tecla “enter”, aparecerá uma tela pedindo o nome de usuário e a senha para acessar as configurações do roteador, digite usuário:admin e senha:admin,feito isso aperte a tecla “enter”, ( essas informações podem mudar de acordo com o fabricante do modelo, verifique sempre atrás do roteador qual o número de gateway a ser digitado, e o nome de usuário e senha para o modelo).

Na próxima tela clique no link “advanced setup”, logo abaixo aparecerá algumas opções, clique no link “wan”, será aberta uma tela no meio, nesta tela clique no link “Edit”, na próxima tela digite o VPI/VCI, estes valores mudam de acordo com a operadora (para Telefônica os valores são, 8 / 35, para Velox os valores são, 0/33, para Turbonet os valores são, 0/35, para Netsuper os valores são, 0/35, para Turbo (Brasil Telecom, Rio Grande do Sul), após realizar a escolha clique no link “next”, na próxima tela clique na opção “PPoE” e depois clique em “next”, na próxima tela digite o nome de usuário e a senha fornecida pelo provedor de acesso, feito isso clique na opção “next”, na próxima tela selecione a opção “enable Nat”, feito isso clique em “next”, na próxima tela será mostrado um relatório com as informações escolhidas, clique na opção “save”, na próxima tela clique na opção “save/reboot”, aguarde alguns instantes e será exibido uma tela avisando que o roteador foi configurado com sucesso.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *